segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pedivela, coroas e "cereja do bolo"

Ao desmontarmos a CALOI SPORTÍSSIMA, logo percebemos que uma das coroas estava "ovalada" por algum motivo foi empenada, era mínima coisa, mas que causou um desalinhamento na peça e um dos parafusos estava enjambrado, conforme detalhe abaixo.


Conseguimos adquirir uma coroa menor, algo muito raro, porém ainda faltava a cereja da bicicleta, que poderia ser outra dor de cabeça, já que este modelo de pedivela e coroa é único e exclusivo para as SPORTÍSSIMAS, pois são de alumínio, enquanto suas irmãs são de aço cromado.


Em um dos lados não existia mais o acabamento e outro mal conservado, poderia ganhar uma sobrevida com um polimento, porém ainda faltaria uma peça. 


Como este pedivela é da marca SUGINO e o quadro FUJI, ambas do Japão, acredito que por lá saíram alguns modelos iguais as nossas SPORTÍSSIMA e com isto temos peças em vários locais do mundo que são iguais as nossas e foi assim que conseguimos a tampinha chamada de "cereja do bolo".


Mais uma vez contei com a parceria de amigos, onde o acabamento foi gentilmente cedido pelo amigo Dárcio, que comprou de fora e fez o envio e neste meio tempo acabou ficando com uma peça minha (de menor valor) e fez a proposta de troca em peças, por isso que falo gentilmente, pois o custo dele fui muito maior e justamente isto que quero enfatizar. Neste meio ciclistico existe muitas parcerias e falando em parceria temos outro projeto que em breve será divulgado.


Voltando a cereja que ao contrário do bolo é a última coisa, na SPORTÍSSIMA não poderíamos cometer este crime, logo que realizarmos o polimento (não ficou 100%) montamos as peças (detalhe que os parafusos foram cromeados), fui "obrigado" a colocar a cereja no bolo, antes mesmo de pronta.


Em resumo, esta é o penúltimo tópico da SPORTÍSSIMA, no próximo falaremos dos adesivos que estão em produção neste momento e teremos um ensaio fotográfico especial da CALOI 10 SPORTÍSSIMA. Por enquanto deixamos com esta beldade que é a tampinha de acabamento, a tal de "cereja do bolo". Até a próxima.

6 comentários:

  1. Linda em todos os detalhes. Parabéns.
    Todas merecem uma "cereja". Boa sorte a todos que procuram as suas!

    ResponderExcluir
  2. amigo, você comentou que o quadro da caloi 10 sportissima é um FUJI... realmente os quadros forma importados pela caloi e somente "etiquetados" no brasil? ou a sportissima foi fabricada aqui? valeu!
    Fixieyou.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, recentemente recebemos a informação que a sportíssima seja da ARAYA. Vou tentar buscar essa informação com a CALOI para deixarmos o post correto. Acredito que o quadro é FUJI ou ARRAYA, com as peças clássicas KKT, DIACOMPE, SUNTOUR e selim DUCOR. Levando a entender que são peças importadas de parceiros e montada made in brazil.

      Excluir
    2. pois é, li isso no blog do seu parceiro! mas que legal, então tratamos de outro quadro realmente!
      será que ele nao é fabricado com tubo com uma liga melhor (cromoly ou similar), já que é japones?
      voce nao saberia o peso do quadro né?!
      fiz um post com pesos dos quadros caloi 10 e caloi 12 super italy no meu blog, gostaria de completá-lo!

      valeu amigo! e parabens pelo blog mais uma vez!

      Romaldus
      //fixieyou.com

      Excluir
    3. Oi amigos , pesquisando um pouco na internet , descobri o site , classicfuji.com e visualizando o ano de 1976 , a bicicleta que mais se aproxima da sportissima seria a Fuji sports 10:
      http://www.classicfuji.com/1976_12_Sports10.htm
      Tirando o cambio suntour gt(na sportissima suntour honor) e os refletores de bolas , seria a mesma bicicleta.Na realidade esta Caloi é uma Fuji.
      Robert

      Excluir
  3. Boa tarde amigo! Excelente postagem com os detalhes necessários. Estou precisando do par da tampinhas de pedivela para minha Caloi 10. Onde os encontro?

    ResponderExcluir