terça-feira, 18 de setembro de 2012

Especial: Caloi 12 x Caloi 12 Super Italy

Umas das publicações que mais possuem acesso é o post que falo da migração de peças da Caloi 12 conforme link (CALOI 12 Migração de peças). Visto o número de acessos, acredito que seja um assunto de interesse dos amigos, por isso não podia de deixar de atualizar e informar uma nova migração, no qual migramos o quadro e alguns compomentes da CALOI 12 para a CALOI 12 SUPER ITALY e antes de apresentarmos as especificações e alterações, acho necessário uma explicação de cada modelo:

CALOI 12
Ano de Fabricação: 1989 à 1994
Modelo de despedida dessa clássica bicicleta, último estágio evolutivo dos quadro de AÇO da Caloi. Tinha ótimos componentes, relembrando novamente a qualidade das primeiras Caloi 10 da década de 70. Coroas Sakae SX Japan com braços em alumínio, catracas Regina Italy, aros em alumínio Araya 700, câmbios SunTour Accushifit 2000, trocadores no quadro, freios Dia Compe Japan, canote e avanço SR em alumínio e guidão em alumínio, pedais MKS Japan em alumínio, cubos Sansin SE com blocagens, selim Iscaselle Italy. Detalhe interessante é que essa bicicleta utilizava o mesmo quadro com cachimbos diferentes das antigas Sportissima! Apesar de poder vir em outras cores o modelo cor chumbo é sem dúvida o mais comum, conhecida como "chumbinho".

CALOI 12 SUPER ITALY
Ano de Fabricação: 1996 à 1997
Trata-se de outra bicicleta, com quadro e garfo Gipimemme Italy em cromoly, grupo Gipiemme italiano, que na época rivalizava com a Campagnolo! Freios, cubos, câmbios, coroas, tudo Gipiemme; recebia também um garfo Gipiemme, cromado e mais leve que o padrão, resultando em uma bicicleta mais leve. Guidão e avanço Ciclomam em alumínio e aros Jorsin em alumínio. Disponível nas nas cores azul metálico, rosa metálico e verde claro metálico, além do cinza chumbo. Bicicleta considerada de alto nível, depois dessa viriam as Stradas em alumínio.

Fonte: http://oficinadasclassicas.blogspot.com.br/


Créditos: ImageShack.us

Na imagem acima podemos ver uma CALOI 12 SUPER ITALY original. Minha proposta foi migrar as peças da CALOI 12 para a CALOI 12 SUPER ITALY, no qual teríamos a grande vantagem de mudança de quadro de Aço para quadro de Cromo Molibdênio, além ter termos um visual mais marcante devido o garfo se cromado.


Além do quadro e garfo, o canote, blocagem do canote, pedivela e coroas são originais. O avanço e guidão são da CALOI 12 da marca Wii Japoneses, a ferradura continua a mesma sem marca definida e o grupo Shimano SORA. Esta nova versão também ganhou suporte e carambola, além de um ciclo computador. 



Não foi possível manter o pedivela Shimano, pois o movimento central da CALOI 12 SUPER ITALY é outro padrão de medida, ao invés de 34 padrões nas CALOIS ele é 36 e possui outro tipo de rosca chamada de Italiana. A única perca da migração foi justamente esta questão, pois ainda não consegui um movimento central selado como eu estava utilizando na CALOI 12 e tive que continuar com o movimento original que possui esferas.



Embora sejam de cores parecidas a cor da Italy é um cinza chumbo e estava em melhor qualidade, além de possuir os adesivos originais. 


Como na versão Caloi 12 não tinha ciclo computador, não pude fazer uma comparação de média em velocidade, mas a bicicleta ficou muito mais leve e macia para andar, uma das características do aço cromo, que absorve melhor os impactos. Enfim, gostei desta migração e agora já faço novos planos para a migração e montagem de outro grupo em outro quadro, aguardem!! Boa pedaladas.

15 comentários:

  1. amigo, parabéns pelo seu trabalho! já li o blog inteiro! mas esse post ficou um pouco confuso: voce disse que as caloi 12 "cumbinho" vinham com o quadro da sportíssima?! até onde eu conheço as chumbinhos elas tem quadro standard da caloi 10! valeu

    Romaldus
    //fixieyou.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, obrigado pela visita! Esse texto foi escrito por um amigo de outro blog, ele está se referindo a qualidade que estava presente no quadro da sportíssima, está presente no quadro da Caloi 12, em termos de acabamento. É outro quadro, por exemplo o garfo na parte dianteira tem um reforço pelo lado de dentro. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. ok! entendi! o garfo das caloi 12 chumbinho sao muito bonitos! justamente pelo reforço interno!
    valeu!

    ps: quando vai sair uma fixa dai?! pelo seu zelo e caprixo vai vir coisa bonita por ai!

    Romaldus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romaldus, obrigado por continuar nos visitando! Está saindo um projeto de fixa!!! vou providenciar algumas fotos em um novo post, das peças que já temos para a montagem. Incluindo um cubo "adaptado" para fixa.

      Excluir
    2. show de bola amigo! depois envie-nos fotos para colocarmos no fixieyou Gallery!
      forte abraço!

      Excluir
    3. Olá, fizemos um post com o material que já temos. Fique a vontade para compartilhar em seu site, ficaremos gratos.

      Excluir
  4. Olá bom dia amigos e.amantes destas raridades
    Entrei neste blog por fazer uma pesquisa. Refte a um quadro.deste modemo marca Gpiemme.
    E fiquei surpreso com.os comentários. Dos amigos ..abçs

    ResponderExcluir
  5. Tô com uma chumbinho ano 89 quadro 54 aro 700c peguei toda velha garfo empenado tinha batido a frentenmeu tio lanterneiro volto ele pro lugar sem olha outro garfo fico só o filé hj terminei ela toda original trokei pintura se q os pneu tinha daixa amarela só 700×20

    ResponderExcluir
  6. Tenho um 12 SI mofando... se alguem quiser negociar.... wilsobdji@gmail.com. blumenau sc

    ResponderExcluir
  7. Tenho um 12 SI mofando... se alguem quiser negociar.... wilsobdji@gmail.com. blumenau sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A SI está original? Se fez mudanças quais foram? Qto pede ?

      Excluir
    2. Olá! A SI está original? Se fez mudanças quais foram? Qto pede ?

      Excluir
  8. Qual e a medida do aro da Caloi 12 chumbinho ?

    ResponderExcluir
  9. Amigo estou em um dilema parecido com o pedivela e o movimento central. Cintudo, so tenho i quadro e o varfo. Tem alguma dica para conseguir o movimento central???

    ResponderExcluir