quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cromeação...

Cromagem! Esse era uma assunto que eu queria passar longe, mas foi necessário e achei que a melhor forma de encara-lo seria conhecer um pouco deste processo, pois é fácil termos medo do desconhecido e como design ainda não tinha pesquisado mais afundo sobre este processo, embora já tivesse desenvolvidos alguns projetos acadêmicos no qual defini que teriam acabamentos cromados.


Acima estão as peças que foram cromadas, sobraram poucas e uma das minhas maiores preocupações, além da qualidade da cromagem era a segurança que teria todas minhas peças de volta. Já tinha realizado outra cromagem, porém não tinha gostado do resultado final e era algo que realmente esta me preocupado, inclusive eu trato deste assunto no início do blog, onde eu troquei algumas peças devido ter um melhor estado, mas eu não poderia trocar todas, pois cada modelo de CALOI tem sua particularidade, parece que não, mas são diferenças de impressão dos logotipos e formatos. O negócio foi encarar esta etapa e procurar uma empresa séria para realizar este processo e por indicação de um amigo que realiza restaurações, em Canoas / RS, teríamos uma empresa que existe a mais de 45 anos. O resultado final foi muito satisfatório e minha intenção não é comprar o antes de depois e sim demonstrar que é possível termos uma qualidade neste processo de restauração e também entender um pouco de cromagem.


A empresa que escolhemos foi a CROMAGEM SÃO VICENTE, localizada em CANOAS / RS, no qual ao final da cromagem, solicitei permissão ao proprietário e gentilmente solicitou a divulgação de algumas fotos e me explicou o processo e um pouco de história nos seus 45 anos de empresa e cromagem, infelizmente estive na empresa em um momento que não estava em funcionamento, mas prometo que estarei lá outras vezes e farei um registro mais detalhado do processo de cromagem. 

O que gostaria de salientar, são as etapas que as peças passam para a recromagem, primeiramente elas são limpas e toda a cromagem velha é retirada, um processo manual e que faz toda a diferença no resultado final, após elas são mergulhadas em uma solução desengordurante, uma solução fixadora, niqueladas e após cromadas. O proprietário me explicou fazendo uma comparação com a pintura de um quadro de bicicleta: Primeiramente a peça é lixada (raspagem da cromagem), ela recebe um fundo prime (solução fixadora), recebe a tinta (níquel) e após o verniz (cromagem). Essa analogia ficou claro para mim e acredito que ficará para os amigos, eu tinha a impressão que a cromagem era o esquema do negócio, mas o esquema mesmo é o níquel, ele é que dá a cor na peça e a cromagem serve como um verniz, uma fixação do níquel e abertura do brilho.


Ao conversar com o proprietário tive uma surpresa ele tinha uma CALOI 10 que recentemente foi restaurada onde é possível ver a qualidade da cromagem em outras partes, como aros, guidão, ferraduras etc. Ele me contou que esta CALOI foi recebida como pagamento e ficou guardada em sua garagem 12 anos e após ele ter visto uma reportagem sobre bicicleta, resolveu restaura-la, afinal ele tinha a faca e o queijo na mão. Hoje ela está guardada em sua sala como decoração e é motivo de orgulho. Realmente desenvolver este blog e principalmente a restauração da CALOI SPORTÍSSIMA tem me proporcionado conhecer esta e outras histórias, no qual vão sendo base para meu projeto de TCC, afinal desenvolver algum complemento para elas ou então algum local para exposição é um ponto a ser observado.

Enfim, entre tantas coisas que falamos uma pergunta não quis calar. Uma das principais características da CALOI é sua durabilidade e qualidade nos processos industriais e se isto aconteceu a quase 40 anos atrás e só esta empresa tem 45 anos, eu pergunto: Por que as peças de hoje não duram como antigamente, se os  materiais e os processos são praticamente os mesmos? Digamos que esta questão ficará sem resposta, pois são diversos fatores para serem analisados e um deles justamente é a intenção de que as peças são fabricadas para não durarem mesmo. Saio dali sem uma resposta ou uma conclusão definitiva, mas contente, sabendo que minhas peças receberam um tratamento especial o mesmo de 45 anos atrás e que possívelmente terão sua vida prolongada por mais alguns longos anos.


Como arremate do tópico deixo um vídeo do TELECURSO que resume tudo que falamos até agora... A abaixo mais fotos da CALOI 10 da CROMAGEM SÃO VICENTE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário