sábado, 28 de julho de 2012

Especial: Caloi 12 - Migração de peças

Como publicado no post (clique aqui para abri-lo) na linha das CALOIS, um dos últimos modelos fabricados foi a CALOI 12, no qual eu conheço dois modelos: um mais conhecido como "chumbinho" e outro com um cinza um pouco mais claro e com os adesivos diferentes e iguais ao da sucessora que foi a CALOI 12 SUPER ITALY.

Além da CALOI SPORTÍSSIMA eu também tenho uma CALOI 12, no qual comprei pensando no TCC, onde eu faria uma comparação entre todos os modelos fabricados, fabricando uma nova proposta de bicicleta, mas dai eu estaria dizendo que meu projeto de TCC seria uma bicicleta e não é isto que eu preciso definir e sim preciso definir um problema e após buscar uma solução para ele, este é o papel do designer. Como defini trabalhar com um único modelo então escolhi a CALOI SPORTÍSSIMA para extrair dela meu problema e como pode ser que o projeto final ainda seja uma bicicleta resolvi ficar com a CALOI 12, pedalando e modernizando algumas peças e componentes.


Na foto acima, a bicicleta CALOI 12, digamos com 90% de originalidade, pois ao comprar troquei o Selim, sapatas de freio, par de pneus e um firma pé, fora isto ela estava toda original, uma bicicleta muito bem conservada, pois já possui 20 anos.



A CALOI 12 lembra muito a qualidade da CALOI SPORTÍSSIMA, onde destaco o pedivela e coroas Sugino, pedais MKS, cubos e blocagens Sansin, ferradura e manetes DiaCompe, conforme detalhes. Os aros também voltam a ser de alumínio que estavam presente na CALOI SPORTÍSSIMA, os demais modelos recebiam aros de aço cromado.


Tratando-se de um projeto da faculdade, a minha verba é curta, então aos poucos fui atualizando as peças da bicicleta por mais modernas, geralmente peças usadas e ao troca-las eu coloco a venda no Mercado Livre para que ajudar as pessoas que fazem o processo contrário, buscando a originalidade da bicicleta (no banner ao lado é possível visualizar todas as peças disponíveis, inclusive da última migração de peças da CALOI 12). Na foto acima temos uma atualização de peças, onde colocamos um jogo de ferradura tipo speed (sem marca) e rodas aero com cubos rolamentados (a bicicleta ficou mais leve).


Na terceira alteração de peças, resolvi colocar um jogo de câmbios Shimano SORA e gostei muito do resultado, pois a bicicleta ficou com um rodar leve e macio e ao trocar os câmbios parti para a busca do restante do grupo compatível com os câmbios adquiridos e geometria da CALOI 12. Como falei é uma bicicleta de testes e também de uso, no qual sai de uma vida totalmente sedentária para uma vida de ciclista e posso dizer é um caminho sem volta, pensei que no inverno, moro no RS, eu iria parar, mas a única coisa que tem me parado é quando preciso mexer na bicicleta migrando peças, eu fico neste período sem pedalar, mas após monta-la volto com tudo.


Na última melhoria e mais significativa em termos do número de componentes e valores, foram colocados o restante do grupo SORA como rodas completas aro 700, k7 8v, pedivela, coroas e manetes e passadores Shimano (STI). Ainda devo colocar um jogo de pneus vermelhos para completar o visual da bicicleta.


Enfim, o resultado visual ficou muito interessante e ciclisticamente (considere que ainda sou leigo no assunto) a CALOI 12, ficou muito moderna, rápida na troca de marchas, macia e mais leve. Concluo dizendo que valeu a pena toda essa transformação não só como base e conhecimento de peças, mas ao sentir na pedalada a diferença de cada peça e por último mas não menos importante é que assim com as vendas de peças eu tenho realizado através do Mercado Livre a compra não tem sido diferente, posso afirmar que esta outra experiencia de vendedor e comprador é muito mais que uma transação comercial é uma relação de amizade que surge além do aprendizado que tem sido ficar em contato com esta pessoas que também me ajudaram no TCC, pois são o meu público alvo do projeto, são para eles que estarei desenvolvendo o projeto, resolvendo os seus problemas, esse é nosso papel!

2 comentários: