quinta-feira, 19 de julho de 2012

Desmontagem - 1° etapa

Iniciamos o processo de desmontagem da CALOI SPORTÍSSIMA, antes de mais nada utilizei um spray desengripante pois estamos falando de uma desmontagem em peças com quase 40 anos e poderíamos ter muita peça encravada.


Na foto acima é possível ver que o produto realmente penetra e facilita muito a desmonagem. Utilizei este spray em todos pontos no qual tínhamos parafusos, evitando assim muita dor de cabeça. Atualmente muito de fala no design sobre montagem e desmontagem de produtos, móveis, etc (design for manufacture assembly disassembly) e analisando as bicicletas este conceito parece estar inserido a muito tempo, pois muitas peças, bitolas, roscas e diâmetros são padrões e mantidos até hoje, e não vejo essa padronização em outros segmentos. Para exemplificar nos pedais, temos rosca grossa e rosca fina e era isso, não tem média, super média, extra pequeno e assim vai... Neste pé-de-vela por exemplo, posso ir em uma loja e pedir um pedal novo de rosca grossa e pronto, fica a dica!!!!


Estou considerando esta a primeira etapa da desmontagem, onde tiramos o sistema de freio, câmbio, guidão e selim, ficando apenas as rodas e pé-de-vela. As rodas serão tratadas em um caso a parte, pois preciso leva-las a um ciclista para remover a catraca, desmonta-la, polir e raia-la novamente, esta será uma das próximas etapas.


No detalhe as peças separadas, onde temos principalmente dois tipos de materiais, aço cromado e alumínio, as peças em aço cromado passaram por uma limpeza química e depois as piores peças serão selecionadas para a recromagem (algo que quero evitar ao máximo). Este assunto de limpeza química e cromagem será um caso a parte no qual explicaremos e faremos uma avaliação para ilustrar o tratamento químico (caseiro, mas químico). O guidão também não foi desmontado, pois todas as peças serão polidas em um único momento e documentado em um post exclusivo.


Estes dias me perguntaram quais chaves seriam necessário para desmontar uma bicicleta CALOI 12, nesta desmontagem foram utilizadas chaves philips, fenda, boca de número 14, 13, 12, 10 e 9, além de uma chavem allen e o alicate, não faço nada sem ele (não saiu na foto pois estava com vergonha). Nas bikes mais modernas, incluindo a CALOI 12  (fabricada nos anos 90), temos a utilização de mais chaves allen, substituindo as chaves philips e fenda.

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