sexta-feira, 13 de julho de 2012

Um pouco da história da CALOI 10!

A CALOI 10 SPORTÍSSIMA, ainda está montada, olho todos os dias para ela e semana que vem devemos iniciar toda desmontagem, no qual pretendo relatar esse passo-a-passo, analisando as peças etc, conforme já falamos neste blog. Antes de focarmos no projeto da SPORTÍSSIMA, acredito que seja interessante um pouco de contextualização e devido o bom número de visitação do blog, dedico este post a todos que estão acompanhando-o. Pretendo publicar também algumas matérias vinculadas aos ciclistas que já tiveram ou ainda possuem  uma SPORTÍSSIMA.


Propaganda da época.

A CALOI inicia a produção em 1972 da CALOI, com 10 marchas (quem ainda não sabia o motivo do nome está explicado) no qual tivemos uma produção de modelos de quadros em aço durante 25 anos. Durante este tempo foram produzidos os seguintes modelos Calo 10 Standart, Caloi DEZ, Caloi Sportíssima, Caloi 18 Titanium, Caloi Sprint, Caloi 10 Racer, Caloi 10 Profissinal, Caloi 15, Caloi Sprint RT, Caloi 10 Concorde, Caloi 10 Triathlon, Caloi 12, Caloi 12 Super Italy, Caloi Villa e por último Caloi Eddy Merckx.


No período de 1975 à 1979, foram fabricadas as CALOI SPORTÍSSIMAS, no qual destacamos quadro com nova geometria, tubos em aço com diferente tratamento térmico e cachimbos diferentes, guias para conduítes no próprio quadro. Os componentes são os mesmos da Caloi 10 Standart, mas os cubos contam com blocagens, o pé-de-vela é inteiramente em alumínio, protetor de raios traseiro em alumínio, o guidão é de alumínio e há suporte para caramanhola no quadro.



Fonte e maiores informações de cada modelo acesso o blog Oficina das Clássicas.

2 comentários:

  1. Gostaria de ver uma linha do tempo da caloi 10.
    Com o ano de cada modelo e o diferencial entre eles.
    Sei que a diferença entre um ano e o outro é minima,mas pelo menos na cor essa diferença deva existir,com cores caracteristicas para cada ano de fabricação.
    Com esses dados fica mais facil restaurar.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado pela visita e comentários! Realmente essa é uma ótima ideia, porém é difícil conseguir montar um banco deste tipo, mas vou começar a fazer contato com colecionadores e tentar fazer um levantamento deste nível!

      Excluir