terça-feira, 24 de julho de 2012

Desmontagem - 2° etapa

A segunda parte da desmontagem está relacionada as rodas, no qual tiramos da bicicleta e fomos até um ciclista para tirar a catraca e cortar os raios. Os aros da CALOI SPORTÍSSIMA são de alumínio, diferente de outros modelos no qual foram fabricados em aço cromado. O protetor de raios também é em alumínio, diferente dos outros modelos, no qual este material facilita muito a restauração, pois é necessário apenas um polimento, voltando a originalidade da peça.


Nesta restauração busca-se manter o máximo da originalidade, porém definimos que os raios que originalmente eram zincados serão substituídos por raios de inox, podemos dizer que hoje é a melhor qualidade de material para rodas raiadas e ainda posso afirmar que equivale aos antigos raios galvanizados, pois já vi rodas com mais de 30 anos que permanecem sem nenhuma ferrugem sendo que uma roda nova nos primeiros anos já começam apresentar pontos de oxidação e ferrugem, por isso partimos para esta solução. Esta impressão é a que fica onde os materiais de hoje não possuem mais a qualidade de antigamente e não só neste segmento.


Bem para desmontar as rodas precisei leva-las a um ciclista, no qual merece um parenteses. 

Deste o início de 2012 tenho estado em contato mais frequente com algumas oficinas, no qual destaco este onde estive desmontando as rodas, no qual existe a mais de 40 anos e em uma das nossas conversas descobri que meu avô paterno trabalho na oficina quando jovem raspando os quadros das bicicletas para pintura, segundo o ciclista eram pintadas mais de 10 bicicletas por dia, era uma época no qual não tínhamos tantos carros e a bicicleta era um dos meios de transportes mais acessíveis. 

Fechado o parenteses e finalizando o post, separei os aros da marca Uka, os cubos Sunshine e o protetor de raios (não identifiquei a marca), também temos a coroa Suntour, eixos e blocagens no qual serão tratados em outra publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário