domingo, 15 de julho de 2012

Peças para reposição!

Na próxima semana devo iniciar o processo de desmontagem e documentação da SPORTÍSSIMA, porém até definir que ela seria a referencia do projeto de TCC, eu pensava em montar outra bicicleta, no qual efetivamente cheguei a monta-la, porém ela possuía algumas peças originais e modernas e então não teria uma pesquisa real de época e neste meio tempo eu comprei algumas peças no qual garimpei em diversos ciclistas da minha cidade.



Com a chegada da SPORTÍSSIMA resolvi que substituiria algumas peças no qual não existem datas de fabricação e o passador de marcha é uma delas, no qual tenho uma peça sem uso em perfeito estado de conservação. Um dos parâmetros que pretendo utilizar na restauração é recromar o mínimo de peça possível e como a SPORTÍSSIMA é uma bicicleta diferente, ela possui efetivamente poucas peças em aço cromado e as que possuem mesmo não estejam 100% em sua conservação, vou avaliar bem antes de mandar recromar, pois estamos falando de peças que foram fabricadas à quase 40 anos e provavelmente irão durar mais este tempo. Fica este relato da qualidade das fabricações antigas, a qualidade da cromagem destas peças.


Além do passador de marchas, já tenho outras peças como os triângulos de alumínio da marca DIACOMPE, que faz parte do conjunto de freios, algo que já evidenciei que também necessitava ser substituido, pois na SPORTÍSSIMA, conforme foto frontal, ela está com um triangulo que não é original e também não é de alumínio.




2 comentários:

  1. Isso mesmo, Maurício! critério e pesquisa.
    Minha opinião: prefira a restauração das peças originais. Até para as peças sem data podem haver detalhes que denunciam sua idade.
    Bom começo!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, nas peças que não tenha data estou levando em conta também a semelhança, tamanho, logotipo e estampas. Nas blocagem de rodas, tenho pares novos, porém as que estão nela o logotipo sunshine é grafado de outra forma e neste caso vou ter que recromar esta peça para manter a originalidade. Obrigado pela contribuição e continue a acompanhando e enviando sugestões. Mauricio Reis

    ResponderExcluir