terça-feira, 24 de julho de 2012

Metodologia para o Polimento

Após a desmontagem das rodas defini que faria um teste e documentação do procedimento de polimento, no qual estou chamando de metodologia de polimento, estas informação são de um aglomerado de testes em outras peças e algumas leituras e metodologias de outros profissionais de diversos segmentos.


Na imagem acima, temos os cubos em seu estado original, lembrando que são quase 40 anos de utilização, embora pareçam bem judiados são peças que estão em ótimo estado de conservação, alinhados, sem amassados e riscos profundos no qual prejudicaria muito o resultado final.

Descrevo agora a metologia aplicada para polimento das peças, no qual pretendo adotar nas demais peças em alumínio na restauração da CALOI SPORTÍSSIMA.

Material utilizado:
  • Lixa d'agua números 220, 800, 1200 e 2000.
  • Furadeira
  • Escova de aço e bucha.
  • Massa de polir número 2.
  • Estopa.

O primeiro passo foi utilizar a lixa número 220, no qual mergulhamos as peças na água e iniciamos o lixamento, esta espessura mais grossa visa eliminar os principais riscos e deformidade das peças, pode-se ainda utilizar gramaturas mais grossas, no qual deve ser finalizada esta etapa com a lixa 220.

Após essa primeira lixação, desenvolvi uma técnica que consiste em utilizar uma escova de aço em uma furadeira no qual adaptei um suporte simulando uma bancada (faz uma falta não termos as condições ideais de trabalho, mas continuamos firme). Esta escova faz uma limpeza geral na peça, deixa ela uniforme e já realiza um pré-polimento, porém faz muitas marcações e riscos. Atenção: cuidado ao fazer este procedimento, teste antes. Na mesa de guidão onde tem a marca DiaCompe, ela deixa marcas profundas, então é necessário cuidado, apesar do cuidado é percebível que esta etapa torna o trabalho muito mais rápido. Prefira também uma escova grande, no qual tornará as cerdas mais macias.


Após esta escovação em toda a peça, voltamos com a lixação manual, no qual devemos utilizar os números 
800, 1200 e 2000, todas a base d'agua. A primeira lixa ajudará a remover os riscos que a escova deixou e deixará a peça bem opaca. Com a lixa 1200 a peça começa a tomar uma forma, onde todos os riscos somem parecendo que não é mais necessário nenhuma lixa, mas ai que entra a 2000 que faz um acabamento muito fino, que dará um resultado espelhado no final do processo.

Após estas etapas de lixação, partimos para o polimento com a massa de poli, no qual volto a utilizar a furadeira, mas com uma bucha (fiquei devendo a foto) que comprei em uma ferragem, cortei e furei, formando uma rodela. Passo a massa de polir na peça e começo o polimento e ao passar por todos os lados, volto ao início repetindo o processo e como a massa já está seca, ele já começa a dar o polimento e abrir o brilho e a parte mágica do processo acontece. Após esta etapa faço mais uma limpeza com uma estopa limpa e o resultado final podemos ver abaixo.


Como mencionado, esta será a metodologia aplicada em todas as peças de alumínio e caso eu acrescente alguma etapa em determinada peça, farei uma nova publicação para registrar o processo.

Espero que gostem do resultado final e dos rumos que estamos traçando para o blog. Aguardo comentários!!!

Um comentário:

  1. Opa, Boa noite Rapaziada.
    Já Havia comentado com o Mauricio um método que eu estou usando para polimento das minhas peças.

    Como não tenho a escova para polimento antes de vir com a massa Nº2, mergulho as peças em LIMPA ALUMÍNIO (pode ser comprado em qualquer loja de produtos de limpeza ou Super mercado).

    1º Coloque o produto puro sem adição de água em um balde, ele é semelhante ao detergente, e mergulhe as peças por alguns minutos 10 minutos é mais que suficiente, pode se perceber que o balde vai ficar com uma espuma grossa branca na superfície, o Limpa Alumínio da uma leve corrosão na peça. Assim que você a peça mergulhe na água, verá que a peça ficou Fosca.
    2º Pegue uma esponja de lavar louça mesmo com a parte verde você esfregue na peça inteira. Vai ficar muito limpa e com um certo brilho.
    Para finalizar venha com a massa de Polir Nº 2 e estopa e finalize o processo, ficará muito semelhante ah esse processo.

    Espero que Gostem.

    Lucas Pessoa

    ResponderExcluir