quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Retocar ou pintar?

Retocar ou pintar, eis a questão! Literalmente é o dilema que estou enfrentando... Por um lado tenho um quadro com 90% pintado e por outro lado, alguns pontos de ferrugem e machas que vão prejudicar o visual final da CALOI 10 SPORTÍSSIMA. Mas retocar ou pintar?



A pintura perolada queimou com o tempo e ondem tínhamos adesivos ou proteções da pintura, ela estava em um tom bem diferente. Fui até uma loja de tinta automotiva e solicitei uma avaliação e o resultado não foi muito bom, pois são quatro camadas de tinta, fundo, base, perolado e verniz. Em alguns pontos não temos mais o fundo, em outros só a base e em outros temos todas as camadas porém com partes queimadas.


Nos tubos da gancheira traseira temos a pior parte da pintura, com bastante partes descascadas e tonalidade diferentes. Na primeira tentativa, optamos por fazer uma cor que simulasse o resultado final do perolado queimado, porém a cor foi realizada com base no garfo e ao aplicar no quadro o tom ficou diferente já que a pintura não queimou por igual.


Pesquisas e conversando com colecionadores, recebemos a orientação para polir e lixar o queimado, porém ele só saiu quando foi removido por completo, então esta é a técnica que vamos utilizar, remover todo o verniz e perolado, chegando na camada da tinta base, faremos os retoques com aérografo e daremos novamente uma camada uniforme de perolado e por último um verniz de acabamento e proteção. Caso esta solução não seja satisfatória, vamos repintar todo o quadro e por isso faço este registro da tentativa. Notem a diferença entre a pintura queimada e a pintura de base, com esta nova opção além de tudo, vamos voltar com a cor original da bicicleta.


Um dos problemas encontrados nesta técnica é que vamos perder a assinatura SPORTÍSSIMA no top tube, algo que aconteceria também na pintura nova e este é o grande dilema para pintar uma SPORTÍSSIMA, pois esta é a assinatura da SPORTÍSSIMA. O quadro está sendo trabalhando ainda e nesta parte tivemos o cuidado para remover, mas o contorno e considerando que o fundo queimou também, ficamos com uma sombra em toda a tipologia, no qual poderemos recria-la.


Como brinde especial, posto esta delicadeza na remoção dos adesivos, foi a única forma de tira-los e por mais incrível que pareça, descascou pouca tinta (cuidado que descasca mesmo), deixando bem limpo com pouco resíduo de cola, que nesta altura da idade já se misturou com o verniz.

Atenção: Não tente fazer isto em casa. hehe


Nenhum comentário:

Postar um comentário