quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pintura: raspagem e lixamento - 1 fase

Após devidas apresentações, começo o processo de pintura da CALOI 10 SPORTÍSSIMA, ainda com a tristeza de não conseguir restaurar a pintura, mas com a esperança de conseguir uma pintura no mesmo padrão da original, com um aspecto de zero. Para a comparação final, mantive no garfo um resido de tinta (que não queimou), no qual publicarei ao final do processo.


Nas bicicletas que pintei, nunca utilizei o removedor de tinta, já tinha utilizado para remover verniz PU de madeira e o resultado não foi muito satisfatório e achei que no quadro seria o mesmo resultado, mas o negócio é diferente, funciona mesmo.


É importante utilizar luvas devido a composição do produto e na embalagem temos ao orientação para utilizar espátula, mas o negócio aqui é diferente é na faca mesmo!!! É importante nesta remoção fazer por partes ou melhor dizendo por tubos e por último as conexões. Ao aplicar o produto com um pincel, basta deixa-lo agir (tempo de tomar um mate) e iniciar o processo de raspagem, repetindo a sequencia até o final do processo.


Após a raspagem mais grosseira, foi necessário utilizar uma lixa para remover o resíduo de tinta, que já teve sua composição alterada, por isso ela sairá mais facilmente que uma tinta normal. Nas conexões eu utilizo a escova acoplada na furadeira, a mesma utilizada para o polimento dos cubos, o resultado final é muito bom!


Após lixa para remover a tinta, partimos mais dois lixamentos a base d'gua de maior gramatura para retirar os arranhões e resíduos de ferrugem. É importante secar logo em seguida o quadro e deixa-lo exporto no sol, para que ele não oxide, além da necessidade de aplicar o fundo na sequencia, quanto mais exposto o metal no tempo ele vai oxidar e na sequencia enferrujar, pois está sem proteção.


Como não é a primeira CALOI que restauro, pude perceber que o quadro da CALOI SPORTÍSSIMA, possui muitos detalhes diferentes, além de ser um quadro "limpo" sem resíduo de solda, amassados ou falhas no metal.


Realmente é um quadro muito acabado, onde temos solda, ela é praticamente invisível, veja por exemplo o suporte do cabo de freio, uma das características da CALOI SPORTÍSSIMA, ótimo acabamento, comparado aos quadros de hoje no qual a solda é exposta e não recebe nenhum tratamento, ficando muito feito o acabamento final. Acredito que este é um dos motivos é que os quadros "cachimbados" são tão apreciados pelos ciclistas, pois ele elimina a solta entre os tubos, além de criar um efeito agressivo ao quadro.

Um comentário:

  1. Tchê vi teus anúncios no ml e te achei pelo Google, To interessado na 10 dourada, tu é de Canoas tb né? Entra em contato comigo por favor, danilo.mach (a) gmail
    Abraço.

    ResponderExcluir