Finalizado o processo de pintura, é chegada a hora de começar a montar a CALOI SPORTÍSSIMA, mas antes disso precisamos finalizar os polimentos nas peças em alumínio e recromar as peças que necessitam de cromagem. Tenho a oportunidade de conhecer ciclistas, restauradores, colecionadores e acredito que este assunto seja um tanto que polêmico. Cromagem! Espero ajuda-los com esta etapa de limpeza e recuperação das peças. Antes de mais nada gostaria de salientar que estou muito contente com repercussão deste material afinal já são mais 2.000 páginas visitadas e também o sucesso da nossa conta no FACEBOOK (http//www.facebook.com/caloi10sportissima).
Como estavamos tratando da restauração de uma CALOI 10 SPORTÍSSIMA, fica evitente na foto acima o número reduzido de peças de aço.
Após classificar as peças, deixamos as peças banhadas em uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio (nesta peças utilizei 5 litros de vinagre com 30 gramas de bicarbonato de sódio). Nesta bacia tenho outras peças além da SPORTÍSSIMA, que aproveitei para limpa-las.
Após 48 horas de molho, as peças estão prontas para serem retiradas da solução, tirando todo o vinagre e deixando as peças de molho em água (pode-se utilizar o vinagre para outras limpezas, a natureza agradece). Enfim, enquanto as peças estão de molho, vamos lavando-as com sabão e uma esponja e ai que as peças começam a ganhar nova vida. Um detalhe importante após este banho químico, digamos de passagem, toda peça de aço que não tiver proteção (cromagem, zincagem, pintura) ela voltará a seu estado natural e após ter contato com o ar, voltará como em um passe de mágica ficar enferrujada, por isso classifique bem as peças que você pretende limpar e tenha em mãos alguma proteção para estes materiais puros, como uma pintura, lubrificação, etc. Cuidado também com os materiais, nesta vez por exemplo, ao colocar os cabos dos freios diacompe junto eles foram corroídos, praticamente estraguei estas peças!
Ficarei devendo um pouco de fotos do antes e depois, mas o processo em si, consistiu em classificar quais peças ficam realmente livres da ferrugem e quais peças necessitam de uma recromagem, mas posso dizer que muita coisa é recuperada e como exemplos, temos a bacia inferior do garfo e acreditem é a mesma peça, essa até eu duvidei que seria salva.
Ela está sem proteção, pois queria realmente avaliar se não seria necessário recromar e a ferrugem não voltou a aparecer e a minha lógica é a seguinte, se durou mais de 30 anos, deve durar mais alguns aninhos!
Mais dois itens para comparação, o câmbio traseiro, no qual o destaque fica para a gancheira e parafuso, que não eram cromados e sim zincados e ficaram "zerados".
Ótima dica. Eu só usava vinagre e já achava bom!
ResponderExcluir