quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Enraiando a roda da SPORTÍSSIMA

Neste post gostaria de compartilhar a minha felicidade de enraiar uma roda e além de todas as dúvidas e dificuldades encontradas, tive dúvidas até de nomear este tópico, pois o nome seria raiar ou enraiar? No dicionário http://michaelis.uol.com.br/ temos a seguinte definição: Pôr os raios a (uma roda).

Para conseguir enraiar fiz algumas pesquisas no google sobre este assunto e fui direcionado a alguns blogs no qual achei muita informação, porém achei muito técnico e pouco prático. Fiz uma pesquisa no youtube e achei um vídeo simples, mas muito efetivo, no qual compartilho no final do post. 

Um dos motivos que me levaram a aprender sobre enraiação, posso dizer que em primeira análise que necessito conhecer mais a fundo sobre esteassunto para meu projeto de TCC, no qual posso utilizar este novo conhecimento para aplica-lo de outra forma em algum local do projeto e por ser um assunto que me intrigava e pessoalmente já fazia tempo que queria tentar essa processo.


Na imagem acima, o resultado final da roda montada, detalhe que estou utilizando o cubo de uma postagem anterior e com o aro também polido e raios em inox. 


Após umas duas tentativas frutadas, iniciei o processo novamente, no qual acredito que fiz corretamente, saliento que ainda não levei na bicicletaria para atestar o resultado da minha enraiação.

2 comentários:

  1. O pior já passou! o alinhamento é fácil, em se tratando da roda dianteira. A traseira precisa mais cuidado para fazer.

    ResponderExcluir
  2. Fala Maurício! Beleza?
    Comprei aquela guia de freio traseiro contigo tempo atrás, serviu certinho.
    Então, estou querendo trocar os aros da minha, qual tamanho de raios você usou?

    ResponderExcluir